17 Dez 2013 – Clube Ferroviário

© Ana Sampaio

É com a curta-metragem Frei Luís de Sousa que encerramos o Palco Jurássico, o ciclo de curadorias SillySeason, na sala TGV do Clube Ferroviário. Uma renovada perspetiva do clássico de Almeida Garrett. Um loop persistente que nos obriga, constantemente, a repensar a História e o Mito, e o Mito na História, e a História do Mito.

Contamos também com a presença de todos aqueles que contribuíram, direta e indiretamente, para que o Palco Jurássico acontecesse, na Festa de Encerramento, logo a seguir à exibição do filme.

 SillySeason & Kinéma

APRESENTAM

FREI LUÍS DE SOUSA 

a partir da obra homónima de Almeida Garrett

SINOPSE

Nowadays, more than at any other moment that I can recall at the moment, it is evident that one cannot begin. For the simple reason that everything has already started. If we refer back to that with which we are going to deal here, even better, because not only has everything already started but it has ended as well. And yet we realise that these circumstances (which do not help at all) are of no importance. What can one do when everything has already started and ended and we know that’s how it was? One has to do something. If I have decided to write, I have to write something. Alexandre Melo in Who Needs Realism When We Can Have Fakism?, 2013

Uma família. Duas casas. Um homem desaparecido na guerra. Madalena de Vilhena (Ana Sampaio) perde o seu marido, Dom João de Portugal, na batalha de Alcácer Quibir. Durante sete anos o procura, incessantemente e sem sucesso. Por isso, e porque o coração ainda bate, Madalena celebra uma nova união com Manuel de Sousa (Cátia Tomé), com quem tem uma filha, Maria (Pedro Penim). Esta, sem nada saber do passado materno, desenvolve um inusitado interesse pelas lendas bélicas de Alcácer Quibir e pela incógnita que é o paradeiro de El-Rei Dom Sebastião. E é seu aio, Telmo (Ivo Silva), eternamente crente no regresso do seu antigo amo, quem fomenta a curiosidade da jovem. Mas poderá o enfermo guerreiro regressar a casa após tanto tempo vaguear à soleira da morte? Frei Jorge (Rita Morais), confidente de Madalena e irmão de Manuel, é quem comunica a notícia que coage Manuel, com a ajuda do seu companheiro Miranda (Ricardo Teixeira), não só a incendiar a sua própria casa, como também a fugir com a sua família para a antiga casa de Madalena, que foi a de Dom João de Portugal. É, então, que este, disfarçado de Romeiro, retorna a Portugal, a sua casa e a Madalena, forçando a tragédia a acontecer: como forma de expiação pela sua união adúltera, Madalena e Manuel (agora, Sóror Madalena e Frei Luís de Sousa) ingressam na vida religiosa, e Maria, porque filha ilegítima e bastarda, morre de vergonha. Mas, e se Dom João de Portugal, qual Dom Sebastião, não regressasse?

FICHA TÉCNICA

adaptação e dramaturgia  SILLYSEASON com ANA SAMPAIO, CÁTIA TOMÉ, IVO SILVA, PEDRO PENIM, RICARDO TEIXEIRA e RITA MORAIS realização MARGARIDA MENESES produção SILLYSEASON e PEDRO BRAVO montagem JOÃO LEITÃO direçao de fotografia e correcção de cor SOFIA LACERDA câmeras MADALENA FRAGOSO e SOFIA LACERDA direcção de som BERNARDO FERREIRA guarda-roupa OS BURGUESES maquilhagem PATRÍCIA MARQUES produtos MAKE UP FOR EVER apoios à produção LICEU CAMÕES e FERMENTOPÃO agradecimentos CLÁUDIA MORGADO CRISTOVÃO, JOANA PERALTA , PEDRO PENIM e SOFIA COSTA PINTO

.

FICHA TÉCNICA  “FESTA DE ENCERRAMENTO DO PALCO JURÁSSICO”

CRIAÇÃO: SillySeason

VÍDEO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: João Leitão

PRODUÇÃO: SillySeason e Rui Macedo

APOIOS

Clube Ferroviário e Teatro Praga

.

SillySeason é uma estrutura acolhida pelo DNA Lisboa.

SillySeason ©2013

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s