Nós e o Dr. Adriano Santos #1

Amarante, 4 de Dezembro de 2016

“EPIKHÓDOV: Está um gelo matinal, três graus abaixo de zero, mas as cerejeiras estão todas em flor.
Não posso aprovar este nosso clima. (Suspira.) Não posso.
O nosso clima não favorece as coisas como deve ser.
Veja, Ermolai Alekséitch, permita-me que lhe diga: anteontem comprei umas botas. Mas elas, atrevo -me a dizer-lhe, rangem tanto que é impossível.
Com que deveria eu untá-las?
EPIKHÓDOV: Todos os dias me acontece uma desgraça. Eu não
me queixo, estou acostumado. Até sorrio.”

Eles falam, falam e não dizem nada…

Os SillySeason estiveram em Vila Meã no Cine Taetro Raimundo Magalhães, com a peça “Prado do Fundo” que, partindo do “Jardim das Cerejas”, comédia ou tragédia, pretende questionar “a infalibilidade da memória e da documentação no acto teatral”.

“Prado do Fundo” recorre ao multimédia, desconstrói a história de Anton Tchecov, pensa as palavras sem utilizar as palavras de Tchecov.
Na realidade sem pensar uma única vez, mas muitas, em Cerejas, Cerejal ou hipoteca estão lá… as questões financeiras, domesticas ou politicas, estas em fotografia.
Recorrendo aos principios da pop e criticando a estrutura teatral os SillySeason são, nesta peça que vi, um espectáculo de referências em estado puro.
É um excelente espectáculo de referências e critica, imperdivel.

Os SillySeason são um grupo de criadores sediado em Lisboa, com gente do norte (Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ricardo Teixeira, Rita Morais) e um amarantino (Ivo Silva).
A Multimédia é de João Cristóvão Leitão e o desenho de luz de Sara Garrinhas.

Porque a cultura é para todos a aposta cultural de qualidade iniciada pela Câmara Municipal, bem como a sua descentralização, é uma aposta ganha.

Adriano Santos

©ALIPIOPADILHA_87A1022©Alípio Padilha

Leave a Reply

